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Tendências Globais de Consumo em 2021

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7 de maio de 2021 | Mídia

Anualmente, a empresa Euromonitor International enumera as dez tendências mundiais de consumo. Essas tendências emergentes norteiam o mercado e as empresas sobre o comportamento do consumidor, hábitos de consumo e decisões de compra. No relatório de 2021, as tendências foram impactos pela pandemia e as empresas precisarão continuar se adaptando para atender as novas demandas dos consumidores.

Há mais de um ano vivendo em isolamento social, as pessoas tem buscado a reconexão com a natureza, por isso a primeira tendência apontada são os espaços ao ar livre. Seja dentro das empresas, nos lares ou em parques e reservas naturais, o ar livre é também uma opção para socialização mais segura. Da mesma forma, os consumidores também tem ficado mais obsessivos com a segurança sanitária, revelando uma segunda tendência: a exigência por serviços sem contato físico, com padrões de higiene excepcionais e produtos com maior oferta de proteção e imunidade.

Essa maior exigência dos consumidores também é encontrada na terceira tendência de consumo. As pessoas estão mais conscientes e tem procurado por produtos e serviços com um maior valor agregado e preços acessíveis, sem redução da qualidade. Histórias de empatia, saúde, autocuidado e bem-estar psicológico por traz de marcas e empresas também estão sendo valorizadas.

A quarta tendência está relacionada aos novos espaços de trabalho. A saída do escritório para o trabalho remoto mudou a nossa forma de trabalhar, mas também influenciou setores como o de vestuário, tecnologia e hábitos alimentares. Apoiar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um novo caminho a ser trilhado pelas empresas. As corporações inclusive podem se apropriar da quinta tendência, que mostra que os consumidores estão desconfiados em relação à mídia e aos governos. Segundo a pesquisa, em 2020, 29% dos consumidores globais estavam ativamente envolvidos em questões políticas e sociais. Assim, promover ações que engajem no combate à desinformação e deem voz aos consumidores pode ser uma forma de ganhar visibilidade.

Rotinas mais flexíveis, produtos e serviços mais acessíveis constituem a sexta tendência de consumo de 2021. Empresas devem propor soluções o mais próximo possível, seja dentro ou próximo das casas de seus consumidores, para que ele ganhe tempo. Essas soluções estão alinhadas também a sétima tendência de consumo, que é a realidade ‘figital’. A hibridização entre o universo físico e o virtual está cada vez mais presente em nossas vidas e as empresas precisam promover essa integração. Estas experiências são essenciais para impulsionar vendas online e coleta de dados dos consumidores.

A oitava tendência revela que, no ano passado, a depressão e a saúde mental tiveram um impacto de moderado a severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo. As empresas que optarem por oferecer produtos e serviços que auxiliem na promoção do bem-estar psicológico e que ajudem os consumidores a lidarem com circunstâncias adversas terão mais oportunidades de negócio, assim como aquelas que busquem seu propósito na sustentabilidade. A nona tendência apontada pela Euromonitor International é a de reconstruir melhor. Ou seja, cada vez mais os consumidores valorizam iniciativas que apoiem o tripé: pessoas, planeta e lucros.

Décima e última tendência apontada para este ano é o desejo por conveniência. Os consumidores estão demandando que as empresa se adaptem rapidamente, mantendo a agilidade e a continuidade da jornada de compra em todos os canais. Esse comportamento do consumidor reforça todas as tendências anteriores, demonstrando que as empresas que quiserem sobreviver e se destacar no mercado, precisam se atentar às mudanças de forma ágil, ofertando soluções tecnológicas, experiências com segurança sanitária e comprometimento com propósitos, pessoas e meio ambiente.

 

Blog Euromonitor. Disponível em: <https://blog.euromonitor.com/10-principais-tendencias-globais-de-consumo-2021/>. Acesso em 22 de abril de 2021.

Portal UOL. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/22/ar-livre-e-obsessao-por-limpeza-veja-10-tendencias-de-consumo-para-2021.htm>. Acesso em 22 de abril de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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